vpn

VPN – o que é isso?

A sigla VPN tem sido cada vez mais utilizada atualmente, mas nem todos os usuários de computadores e da internet sabem o que ela significa. Então, afinal, o que é a VPN?

VPN é a sigla de Virtual Private Network, ou seja, uma rede virtual privada, que se utilizada de uma rede pública, como a internet, para estabelecer a comunicação entre computadores e outros equipamentos.

A VPN pode ser considerada uma ponte, que liga diversos equipamentos em casa ou na empresa, oferecendo maior segurança na troca de dados e de informações, além de ser muito fácil de operar e ter um custo muito mais acessível se comparada a outras redes.

Qual a utilidade da VPN

Além da segurança maior entre a troca de dados e informações, uma rede VPN pode trazer outras utilizações e vantagens:

  • Navegação anônima e criptografada, o que permite que você acesse conteúdos de outros países sem que seu IP seja identificado. Isso é muito usado para comprar produtos em outros países e acessar catálogos que não estão disponíveis no seu pais.
  • Criação de network corporativo – com esse tipo de rede é possível conectar colaboradores na empresa ou ainda filiais dentro de uma mesma região
  • Permite a realização de trabalhos home office, com segurança na troca de dados e informações

Principais vantagens da VPN

  1. Troca de dados segura
  2. Segurança em serviços de wi-fi públicos ou compartilhados
  3. Ocultar localização geográfica
  4. Impedir mapeamento do seu perfil por parte dos servidores

Para que o usuário ou empresa comece a usar uma VPN é preciso um certo conhecimento técnico básico sobre o funcionamento da troca de dados, mas também é possível encontrar programas nos mais diversos navegadores que instalam e deixam a VPN operacional.

Se você pretende usar a VPN, conheça mais sobre o assunto, converse com um técnico de sua confiança e aproveite as vantagens dessa rede virtual privada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *