http

O que significa HTTP

A internet é rica em siglas e tem sua nomenclatura própria. Muitas vezes as pessoas não sabem o que significa determinada sigla e isso dificulta a experiência do usuário na rede mundial de computadores.

Para que um site seja acessado, seja ele qual for, é preciso que exista um protocolo que regule a transmissão dos dados entre o servidor onde o site está hospedado e o seu computador pessoal. Esse protocolo é conhecido pela sigla HTTP.

Mas o que quer dizer a sigla HTTP

Para que você possa entender o que é o HTTP, vamos antes de tudo, traduzir seu significado. Em inglês, a sigla significa Hyper Text Transfer Protocol, ou seja, Protocolo de Transferência de Hipertextos.

Esse protocolo é um conjunto de regras e de procedimentos que moderam e regulam a troca de informações entre o seu computador e o servidor que hospeda o site. Isso agiliza a criptografia e a codificação das informações que trafegam pela rede.

Como funciona o HTTP

Para acessar um site qualquer, você precisa digitar seu endereço no navegador, ou ainda clicar em um link que direcione o navegador para determinado endereço. Ao fazer isso, você está solicitando ao HTTP permissão para acessar o conteúdo do site que você precisa acessar.

Esse pedido tem o nome de Request HTTP e ele é entregue ao servidor que armazena o site. O servidor terá acesso ao seu IP, que é a identidade do seu computador e a outras informações, e diante dessa solicitação irá permitir o seu acesso ao conteúdo do site.

Embora não seja o único protocolo usado para as transmissões na internet, o HTTP é o mais popular e você pode encontra-lo na maioria dos sites, basta observar a barra com o endereço. Até um tempo atrás era preciso digitar esse protocolo na barra de navegação, mas atualmente, basta colocar o endereço correto no navegador para acessar o site que você procura. Mais Informações sobre este procologo em oficinadanet.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *