dominios

O que é um domínio?

A internet apresenta diversos termos específicos, que atualmente fazem parte do dia a dia das pessoas. Com cada vez mais usuários, das mais diferentes faixas etárias, a grande rede precisa ser compreendida para que a experiência de navegação seja cada vez mais completa.

Um dos termos bem comuns na internet é o domínio, que diz respeito ao nome do site que se busca. Quando entramos em um site qualquer, digitamos um nome na barra de navegação, e para que se entenda de forma simples, esse nome é o domínio do site.

O domínio facilita a busca e a navegação

Originalmente, todo site na internet é encontrado a partir de uma sequência numérica bem extensa, e se esse fosse o método de digitação usual, seria muito mais difícil para qualquer usuário decorar e digitar essa numeração.

O domínio, portanto, é um nome que o proprietário do site vincula à essa sequência de números, e assim, é bem mais fácil de encontrar o site em um buscador ou ainda decora-lo para que seja usado com mais facilidade e frequência.

Os domínios precisam ser registrados

Para que os domínios sejam reconhecidos é preciso que o proprietário registre esse domínio, já que ele será único e exclusivo. Cada país tem um órgão responsável pelo processo de registro dos domínios e em alguns casos é preciso pagar alguma taxa para que se registre o domínio.

Embora o procedimento seja relativamente simples, o usuário proprietário deverá informara seus dados e solicitar o registro do domínio, que será, daí em diante, de sua propriedade. Ao registrar o domínio do site, o usuário garante a utilização de determinado nome, que poderá ser repassado a outra pessoa futuramente.

No mundo corporativo, o registro dos domínios é muito importante, principalmente quando se trata de grandes corporações, já que qualquer usuário pode fazer o registro de uma marca conhecida e famosa, por exemplo, o que pode gerar grandes transtornos futuros.

Portanto, ao fazer seu site, pessoal ou corporativo, uma das primeiras ações é realizar o registro do domínio, pois isso irá garantir que ninguém mais se utilize do nome que você escolheu para ser encontrado na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *