browser

O que é um browser?

Um dos termos mais conhecidos para os usuários da internet é o browser. Muito utilizado cotidianamente, o browser nada mais é do que um programa desenvolvido especificamente para possibilitar a navegação pela grande rede e permitir que as mais diversas linguagens de programação sejam acessadas de forma simples e prática.

Na língua inglesa, o verbo browse significa olhar casualmente para algo, ou procurar alguma coisa específica. Esse conceito se aplica perfeitamente ao uso do browser na internet, já que esse programa possibilita que sejam encontrados os mais diversos sites disponíveis na internet.

E como funciona o browser?

O funcionamento do browser se baseia na comunicação entre os servidores e as máquinas dos usuários, fazendo o processamento das respostas dos servidores. Também são conhecidos popularmente como navegadores, e os browsers mais conhecidos são o Google Chorme, o Mozzila Firefox e o Explorer, da Microsoft.

Embora todos os browsers tenham a mesma função, cada um deles apresenta características próprias, que melhoram a velocidade na navegação ou apresentam plug-ins que melhoram a experiência do usuário, principalmente para jogos, imagens em movimento e outros tipos de aplicativos.

O browser também está nos dispositivos móveis

Até um certo tempo atrás os browsers estavam disponíveis apenas nos computadores, mas com o avanço tecnológico eles ficaram cada vez mais populares também nos tablets e nos smartphones. A navegação pela internet nesses dispositivos móveis também é feita através de um browser, que decodifica as informações e facilita a experiência da navegação.

Cada vez com mais recursos, os diferentes browsers disponíveis no mercado disputam espaço e a preferência dos usuários, fazendo com se desenvolva uma verdadeira guerra tecnológica em busca de maior velocidade, qualidade nas imagens e na navegação e uma navegação cada vez mais intuitiva, o que facilita sobremaneira a forma de usar a internet para as mais diversas demandas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *