ssl

O que é o protocolo de segurança SSL

Com o uso massivo da internet para transações bancárias e comerciais, a segurança passou a ser uma prioridade. Para aumentar o grau de segurança na troca de informações através da rede foi criado um protocolo de segurança que se tornou padrão em todo o mundo, o SSL.

A sigla SSL significa Secure Stockets Layer, que funciona como um autenticador entre o cliente e o servidor. O protocolo de segurança SSL faz a verificação dos dados dos envolvidos na transmissão dos dados para que ela seja segura para ambos os envolvidos.

Como funciona o protocolo de segurança SSL

Sempre que um usuário solicita uma conexão com um site qualquer, através do seu navegador da interne, o navegador realiza uma solicitação de certificação, onde são verificados os seguintes itens:

  • A certificação é confiável?
  • O certificado é válido?
  • A certificação se relaciona com o site que o enviou?

Se todas essas verificações forem confirmadas, significa que a conexão entre o cliente e o servidor é segura, e o SSL emite uma chave pública que permite que a troca seja realizada com segurança. A principal forma de garantir essa segurança é através da criptografia dos dados, que permite que apenas os envolvidos tenham acesso aos dados trocados.

O protocolo de segurança SSL possibilita a troca segura de informações.

No entretanto, sua ação deve ser complementada com outras medidas de segurança. Dados sigilosos como números de documentos e principalmente transações bancárias devem ser autenticadas, e deve-se sempre observar a barra de navegação, onde aparece um cadeado na cor verde que indica que a troca de informações é segura e que não se trata de um site falso.

Existem no mercado diversos programas que complementam o protocolo de segurança SSL é é importante manter a máquina e outros dispositivos móveis sempre protegidos e com os mecanismos de segurança também sempre atualizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *