HTTPS

Diferença entre HTTPS e HTTP

Uma das maiores preocupações, tanto dos usuários quanto dos desenvolvedores da internet é a segurança. Dados bancários e pessoais, transações financeiras e material sigiloso podem ser alvos fáceis de pessoas má intencionadas, por isso, milhões de dólares são investidos anualmente para melhorar os protocolos de segurança da internet.

HTTPS e HTTP

Esses protocolos são conhecidos como HTTP e HTTPS, e ficam na barra de navegação, onde o usuário digita o endereço que pretende visitar. O HTTP é o protocolo que regulamenta a comunicação entre o servidor e a máquina do usuário, mas por trabalhar apenas com texto, acaba sendo bem mais vulnerável.

As vantagens do HTTPS

O HTTPS é a versão mais segura do HTTP, onde os dados são criptografados e a comunicação é feita através de duas contas, uma pública e outra privada. No HTTPS as informações como IP e outras são checadas antes de permitir o acesso do usuário, o que traz mais segurança à navegação.

Para saber se o site que você está visitando possui o protocolo seguro HTTPS basta verificar na barra de navegação se a sigla está lá. Nela, também constará o ícone de um cadeado, que indica que a navegação é segura e criptografada. Esse é o primeiro aspecto que deve ser observado em sites de bancos ou aqueles que solicitam um login e senha para o acesso, pois se o protocolo for apenas o HTTP o risco é muito maior.

Segurança é a principal diferença

Em linhas gerais, o HTTPS é bem mais seguro que o HTTP, e mesmo esse protocolo não impede que seus dados sejam acessados por quem não deveria. Manter um sistema de segurança em sua máquina e evitar abrir links desconhecidos, principalmente os enviados via spam são medidas fundamentais para que se tenha o máximo de segurança possível ao navegar pela internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *