dns

Conheça o que é um DNS

Navegar pela internet diariamente se tornou tão comum que muitas vezes não paramos para pensar na quantidade de processos que ocorrem em uma fração de segundos para que possamos ter acesso aquilo que buscamos.

DNS

Um dos itens essenciais para a navegação na web é o DNS, em inglês Domain Name System. Em português, temos o Sistema de Nomes de Domínios, que como sugere o nome, é responsável por atrelar o nome do site ao endereço numérico de IP do servidor onde ele está hospedado.

Trocando números por nomes

Para entender melhor o DNS é preciso imaginar que ele seja um sistema que decodifica aquilo que buscamos na internet. Ao digitar um endereço de um site ou de um portal, o DNS entende o desejo do usuário e busca o número correspondente do site através de diversas ferramentas acessadas quase que instantaneamente.

Isso facilita a navegação, pois se o usuário tivesse que anotar os números gigantescos de cada site que acessa, a internet seria muito mais complicada. Portanto, o DNS é o sistema responsável por traduzir para a linguagem específica da internet o que digitamos cada vez que buscamos acesso a um site.

Quem fornece o DNS

Quando assinamos um provedor de internet, uma empresa que instala o equipamento necessário em nossa residência ou empresa para que tenhamos acesso à web, automaticamente temos acesso ao DNS fornecido por ela. Esse acaba sendo o padrão, muito por falta de informação por parte dos usuários da internet.

O que pouca gente sabe é que se pode usar outros DNS, que aumentam a performance e a segurança da navegação, e é possível contar com esse serviço gratuitamente. O DNS também é responsável pela segurança e pela criptografia das informações, e pela instalação de protocolos que informam quando são abertos sites suspeitos ou maliciosos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *